Seja bem vindo(a)!

Swipe to the left

​Conheça a incrível história dos Parques de Diversões

​Conheça a incrível história dos Parques de Diversões
20 de fevereiro de 2019 720 Visualizações No comments

Esse encantador universo nos inspirou para nossa coleção de Inverno 2019 com seu clima de aventura, diversão, nostalgia e beleza. Como amamos conhecer a história e ir a fundo em cada assunto, compartilhamos com vocês hoje a história desses lugares tão mágicos que são os parques de diversão!



Você sabia que os parques de diversões tem 400 anos de história? É quase a idade da cidade de São Paulo! Mas é isso mesmo... O primeiro parque do mundo surgiu em 1583, em Klampenborg, na Dinamarca. O Dyrehavsbakken, mas conhecido como Bakken, era diferente do que conhecemos hoje em dia: ficava em uma floresta, onde moradores curtiam os dias de primavera, pois o local tinha uma fonte de água limpa. Com isso, vendedores, ambulantes e artistas começaram a se instalar na área em busca do lucro.

Esse conceito de "jardim dos prazeres" se popularizou pela Europa e Estados Unidos, principalmente no século 19. Com o tempo, opções de entretenimento como brinquedos, barracas de comida, jogos e disputas foram acrescentados para divertir toda a família.


Parque Bakken, na Dinamarca, existe até hoje | Foto: Erkan/Wikimedia Commons


Feiras internacionais, como a Exposição Colombiana Chicago World de 1893, adicionaram outro modelo para os parques. A inserção de shows, passeios e brinquedos (como o carrossel) visava atrair multidões para trazer mais dinheiro aos investidores destes eventos.

Dos pontos fixos nas exposições, as atrações passaram a viajar juntas para diferentes locais do mundo, "criando" os parques itinerantes. Espetáculos de circo, já populares na época, também se juntaram aos parques, tornando-os verdadeiros centros de entretenimento.

Entre as décadas de 1900 e 1940, os parques passaram por muitos altos e baixos – como uma verdadeira montanha-russa! Crises financeiras, guerras mundiais, infestação de doenças e outros problemas acabaram afastando o público destes lugares, visto que o foco das pessoas não era a diversão. Diante disso, muitos parques viraram locais sujos, com itens velhos, mal cuidados e desagradáveis. Uma pena!



Walt Disney na Disneyland | Foto: Renie Bardeau/Disney Parks/Divulgação


A história da indústria começou a mudar em 17 de julho de 1955, quando Walt Disney inaugurou a Disneyland na Califórnia. Ele conseguiu mostrar que era possível manter um parque limpo, com tecnologia, boa alimentação, estrutura impecável e diversão para o público de todas as idades.

O sucesso de seu primeiro parque fez com que ele imaginasse um ainda maior: o Magic Kingdom, que deu origem ao Walt Disney World, na Flórida. Sem saber, Walt plantou uma sementinha que se estendeu pelo mundo.


Foto: LanaDelReyAesthetics/Tumblr


Atualmente, existem redes internacionais especializadas em parques de diversões – como a própria Disney, Universal, Six Flags, Bush Gardens e muito mais! Sem contar os parques itinerantes, muito comuns no Brasil, que viajam levando diversão.

Da próxima vez que você tiver a chance de visitar um parque, procure saber um pouco mais sobre a sua origem, conceito e até administração. Além de muito entretenimento, são lugares que exalam tecnologia, negócios, arte, sonhos e magia!