Seja bem vindo(a)!

Swipe to the left

​Kombucha: conheça a bebida popular que tem um ingrediente inusitado na composição

​Kombucha: conheça a bebida popular que tem um ingrediente inusitado na composição
26 de junho de 2018 4088 Visualizações No comments

Foto: Max Pixel / Creative Commons


Se você ainda não ouviu falar de kombucha (a pronúncia é kom-bu-tchá), fique atenta! A bebida virou queridinha de várias celebridades e chegou a ser um dos itens mais pedidos nos camarins dos artistas que tocaram no Rock in Rio 2017. Dá para acreditar?!

O kombucha é um chá oriental que já existe na China há pelo menos dois mil anos (nossa!). O motivo de tanto sucesso é que ele lembra um refrigerante, mas é livre de conservantes, é docinho e faz bem para a saúde. De acordo com nutricionistas, estimula a eliminação de toxinas, melhora a imunidade e o funcionamento da flora intestinal e pode até a ajudar a emagrecer: 350 ml tem apenas cerca de 35 calorias!

Tudo isso acontece pela sua composição, que pode parecer estranha para algumas pessoas... O kombucha é um chá probiótico produzido por bactérias xylinum e leveduras, que se multiplicam e formam uma “colônia” scoby (massa que lembra uma panqueca).



Scoby | Foto: Wikimmedia Commons / Lukas Chin


Para transformá-lo num líquido saboroso, acontece a mistura de chá preto, açúcar e outros ingredientes que dão o gostinho desejado. Entre as combinações que podem ser feitas estão hibisco e gengibre, chimarrão com erva doce e chá verde com cúrcuma– que são sabores da Companhia dos Fermentados, que produz kombuchas e possui oficinas de como preparar a bebida em casa.

O chá pode ser feito artesanalmente, mas é preciso bastante paciência e cuidado, pois o processo de fermentação envolve pelo menos dez dias! Se você ficou curiosa e quer provar a bebida, é melhor dar um “buscar” na internet e ver onde tem na sua cidade. Com a popularidade, diversos estabelecimentos estão comercializando kombucha.


Foto: Pxhere / Creative Commons


Ah, e apesar de ser bem gostoso, nutricionistas alertam: é preciso tomar cuidado com o consumo da bebida, pois tomá-la em excesso pode intoxicar seu organismo. O indicado é até 300 ml por dia.


Amamos essas dicas de saúde e que ainda por cima são uma delícia <3