Seja bem vindo(a)!

Swipe to the left

​Livros sobre cinema que você deveria ler

​Livros sobre cinema que você deveria ler
10 de outubro de 2018 6555 Visualizações No comments

Livros sobre cinema que você deveria ler

Para quem adora cinema como nós, tão fácil quanto comer um balde de pipoca é devorar livros sobre a sétima arte. Afinal, os textos são importantíssimos para filmes, seja no roteiro ou como inspiração para produzir um longa-metragem.

Diversos cineastas e escritores se dedicaram a escrever obras sobre o audiovisual, e resolvemos fazer uma listinha básica que toda amante de cinema deveria ler! Veja só:



A História do Cinema para Quem Tem Pressa (Celso Sabadin, Editora Valentina)



Está na correria do dia a dia e com pouco tempo para ler? Não se preocupe! Este livro tem 200 páginas e promete te contar a história do cinema sem delongas, mas com muita informação. É ótimo para conhecer os principais acontecimentos na área e ainda se divertir com curiosidades.



Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro (Robert McKee, Editora Arte & Letra)


Para quem quer aprender mais sobre a escrita profissional de um roteiro, o especialista Robert McKee dá várias dicas, exemplos e regras das melhores técnicas. A obra é ótima para quem pretende trabalhar no setor, mas também ajuda as curiosas a entender o universo cinematográfico.


O Livro do Cinema (Globo Livros)



Com escrita simples, imagens e infográficos, a obra fala sobre personagens, diretores, roteiros e temas dos 100 melhores filmes já produzidos. Além de muito conteúdo, o livro é bonito e pode ficar na estante da sua sala para decorar o ambiente. Uma graça!


A Linguagem Secreta do Cinema (Jean-Claude Carrière, Editora Nova Fronteira)

Esta obra é uma das mais importantes sobre cinema, visto que o autor fala sobre a evolução da produção audiovisual em diversos aspectos, tais como ângulo, iluminação, câmera e cenário, por exemplo. Além disso, Carrière promove uma discussão filosófica sobre a sétima arte. Perfeito para quem gosta de refletir sobre as novas mídias!



A Utopia no Cinema Brasileiro (Lucia Nagib, Editora Cosac Naify)



Valorizar a produção nacional é importante, e é o que a professora Lucia Nagib faz ao discutir sobre filmes brasileiros da década de 1990. Ela faz um caminho reflexivo, no qual debate pensamentos filosóficos e teóricos do cinema. O livro foi lançado em 2006 e pode ser um pouquinho difícil de encontrar, mas é super recomendado para quem vai trabalhar na área. Quer uma dica? Ative a detetive que há em você faça uma boa busca em sebos!